Introdução: O projeto de monitoria acadêmica exerce um papel crucial no desenvolvimento de habilidades no ensino-aprendizagem, principalmente em atividades práticas docentes.Além disso, trata-se de uma modalidade que incentiva a troca de conhecimento, proporcionando aos indivíduos envolvidos um melhor aproveitamento dos conhecimentos oferecidos pela disciplina. O estímulo à aprendizagem ativa, quando bem planejado e implementado, apresenta resultados benéficos em diferentes áreas do conhecimento.Objetivo: O presente trabalho tem como objetivo relatar as experiências vivenciadas por discentes do curso de odontologia na monitoria de Fundamentos de Clínica Odontológica. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de caráter descritivo realizado por acadêmicas do curso de
odontologia desenvolvido no primeiro semestre de 2025, participando dos encontros da monitoria dos discentes do terceiro semestre do curso de odontologia da UNIFAMETRO. Dessa forma, como acompanhamento foi usado, de maneira lúdica, ferramentas digitais (Documentos Google, Canva, Powerpoint e Word) com o intuito de promover o aprofundamento dos conteúdos teóricos e práticos. Resultados parciais e Discussão: Durante o período, os discentes foram acompanhados em aulas presenciais, demonstrando interesse pela monitoria e segurança ao esclarecer dúvidas. Houve troca efetiva de conhecimento entre alunos e monitores, contribuindo para o desenvolvimento do raciocínio teórico e prático em temas como materiais odontológicos, ergonomia e meios profiláticos. A presença dos monitores resultou em impactos positivos no processo de aprendizagem. A equipe científica e acadêmica também planeja ações futuras, como revisões teóricas e práticas pré-avaliações, para reforçar a importância do estudo diário da disciplina. Considerações finais: A experiência na monitoria da disciplina de Fundamentos de Clínica Odontológica proporciona uma oportunidade única para aprofundar os conhecimentos acadêmicos, desenvolver habilidades pedagógicas e fortalecer o vínculo discente-docente.
A II Jornada Científica do PROMIC 2025 é uma iniciativa promovida pela Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) da Unifametro, com o objetivo de fomentar a divulgação e o acompanhamento do progresso dos projetos desenvolvidos no âmbito do Programa de Monitoria e Iniciação Científica (PROMIC).
Este evento celebra a dedicação de alunos e professores na construção do conhecimento científico, proporcionando um espaço para o intercâmbio de ideias, a reflexão crítica e o incentivo à produção acadêmica de excelência. Por meio da apresentação de resultados parciais e finais das pesquisas, a Jornada busca não apenas estimular o aprendizado interdisciplinar e o pensamento inovador, mas também reforçar o compromisso da Unifametro com a formação integral de seus discentes.
Convidamos todos a explorar os anais deste evento, que representam um marco significativo na trajetória acadêmica e científica da instituição, evidenciando o papel transformador da pesquisa na construção de uma sociedade mais justa e sustentável.
Normas para Submissão de Resumos Simples
Os resumos a serem submetidos à II Jornada Científica do PROMIC 2025 devem ser elaborados e formatados de acordo com as seguintes diretrizes:
Título
Autores
Informações adicionais
Classificações
Corpo do Resumo
Palavras-chave
Referências
Essas normas visam padronizar os trabalhos apresentados, garantindo a qualidade e a organização dos anais da II Jornada Científica do PROMIC 2025.
Comissão Organizadora
Gabriella de Assis Wanderley
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
Kauã Alexsander Gomes Carvalho
Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
Kauã Alexsander Gomes Carvalho
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail coopem@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.